quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A classificação da hidrofobicidade (HC) definida pela STRI leva em conta o ângulo de contado de uma gota de água a quantidade de superfície molhada sobre o isolador, conforme tabela abaixo.
O ângulo de contato de uma gota de água em repouso sobre a superfície de um isolador, definido de acordo com a Figura 1, pode ser utilizado como uma medida da hidrofobicidade do material. γGS, γGL e γLS são as tensões superficiais nas interfaces gás-sólido, gás-líquido e líquido-sólido, respectivamente.
Gotas de água com volume aproximado de 10 μL podem ser cuidadosamente depositadas na região da haste dos isoladores, com o auxílio de uma seringa hipodérmica. Em seguida, utilizando-se uma câmara digital, com alta resolução, equipada com uma lente macro, são tiradas fotografias de perfil das gotas. Os ângulos de contato podem ser calculados a partir das imagens digitais das gotas, com o auxílio de um software de geometria (Geometer´s Sketch-pad).

A radiação UV e descargas corona levam à perda da hidrofobicidade de isoladores poliméricos. Para alguns isoladores, esta perda é temporária, pois o material tem a capacidade de recuperar total ou parcialmente sua hidrofobicidade. Esta propriedade, de recuperar a hidrofobicidade, é de grande importância para o desempenho do isolador em regiões de alta agressividade ambiental.
Se as medidas em isoladores envelhecidos, forem feitas após períodos superiores a 1 mês, depois de encerrado o ensaio de envelhecimento, a hidrofobicidade deveria ser totalmente recuperada. Desta forma, os ângulos de contato obtidos refletem a capacidade do material de recuperar sua hidrofo-bicidade, isto é, uma diminuição no ângulo de contato do material envelhecido com relação ao material novo, significa que o material não recuperou, ou recuperou parcialmente sua hidrofobicidade, ao passo que se o ângulo for igual ao do material novo, significa que o material recuperou total-mente sua hidrofobicidade. A não recuperação ou a recuperação parcial da hidrofobicidade, será denominada daqui em diante apenas como perda de hidrofobicidade.
Como pode ser observado, no envelhecimento em névoa salina os isoladores de silicone recuperaram praticamente toda hidrofobicidade, mas os de EPDM, epóxi e polietileno, tiveram perda considerável de hidrofobicidade.

HC

Descrição

1

Formação de gotas discretas.

qr @ 80o ou maior para a maioria das gotas.

2

Formação de gotas discretas.

50< qr <>o para a maioria das gotas.

3

Formação de gotas discretas.

20< qr <>o para a maioria das gotas. Normalmente não apresentam mais o formato circular.

4

Formação de gotas discretas e traços de água (r  0o).

Áreas completamente molhadas <>2. Área total molhada <>2.

5

Algumas áreas completamente molhadas > 2cm2, recobrindo <>

6

Áreas molhadas recobrem > 90% da área testada, ou seja, pequenas áreas não molhadas são observadas.

7

Filme de água contínuo sobre toda a área testada.

Nenhum comentário: