quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cuidados a serem tomados para evitar a corrosão em estruturas de concreto

Primeiramente, a corrosão que ocorre nas estruturas de concreto, ocorre na armadura que sustenta a mesma (geralmente feita de aço). Portanto quando se fala em corrosão nas estruturas de concreto, fala-se de corrosão no aço.

Vale lembrar que a corrosão ocorre no ANODO com o processo de oxidação (por isso, que o zinco por exemplo, serve de anodo de sacrifício) e que a massa de concreto é uma proteção para a armadura, já que confere uma alta alcalinidade.

Para evitar a corrosão, devem-se ter vários cuidados como:
- Eliminação do eletrólito: é necessário a presença do eletrólito que é o local onde ocorre a corrosão, sem ele implica tecnicamente a irradicação do problema. Isso é feito geralmente pela secagem do concreto.
-Remoção do cloreto e Realcalinização: os cloretos são os maiores causadores de corrosão nos metais do concreto, portanto é necessário a sua eliminação. Para isso aplica-se uma corrente contínua entre a armadura (que serve de catodo) e um eletrodo externo (anodo) e como eletrólito solução de hidróxido de sódio. Os íons Cl são atraídos para o catodo e por último é feito a realcalinização que restaura a alcalinidade do concreto.
- Proteção Física - Revestimentos Protetores: aplicação de tintas na superfície do concreto que retardam a corrosão, gerlamente evitando a presença do eletrólito. Com base orgânica, um exemplo é tinta epóxi, entretanto ela não acompanha ciclos térmicos.
- Proteção Catódica e Galvânica: utilizam do mesmo princípio do anodo de sacrifício, usando materiais que possuam um menor potencial (maior probabilidade de corrosão).


Qualquer dúvida venham falar comigo!
Isi

Nenhum comentário: